sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Protetor ou Bloquador Solar ?


Depois de muito tempo resolvi voltar...

Nesse super verão, muitos graus... torrei meu braço outro dia porque esqueci de passar o protetor ou bloqueador... tá horroroso, todo manchado, cheio de bolhinhas e com várias pintas novas....além do perigo de futuramente surgir um câncer de pele.

E você sabe qual a diferença entre o protetor e o bloqueador?

Sabe usar o filtro corretamente ?

E aqueles montes de números...antes acabavam no 60 e agora tem até fator de proteção 100..se não inventaram mais nada ainda...

Bem vamos lá:

Protetor solar x Bloqueador solar

 






Protetor Solar

Os protetores ou filtros solares permitem a entrada dos raios. É seletivo: bloqueia a luz UVA e a UVB, não refletindo mas absorvendo e transformando-a em algo inofensivo como a “luz visível”, quimicamente, normalmente a base de oxibenzeno. Portanto, se você trabalha com alguma fonte de luz, como o computador, ele não irá proteger o suficiente, pois sua proteção é química e seleciona raios que não são os que deveriam ser bloqueados nestas fontes de luz. A maioria dos protetores possuem um bloqueador físico na sua composição em menor quantidade, o que ajuda, mas....

Neste caso, permitem sim o bronzeamento da pele, de forma mais lenta e saudável que sem o seu uso.

 

Bloqueador Solar

Ele bloqueia a ação dos raios, de todos eles. Forma uma barreira física e não química. Funciona como um espelho, normalmente a base de dióxido de titânio e óxido de zinco, aonde os raios batem e refletem para longe da pele. Não deixa que entre nenhum tipo de radiação pela pele.

Possuem pouca química, sendo uma barreira física, então causam menos alergias do que os filtros, por isso são os mais indicados para crianças e pessoas alérgicas.

Deixam a pele leitosa, esbranquiçada e não permitem o bronzeamento.

 

 

UVA e UVB

Os raios UVA causam envelhecimento na pele. Tem penetração profunda e estão presentes o ano todo em todos os horários.

Os raios UVB ocorre mais durante o verão, entre ás 10 e 16 hr, esse raio penetra superficialmente na pele e são os responsáveis pelas queimaduras do sol e a sensação de pele ardendo. Também favorece o envelhecimento.

Os dois pode predispor ao câncer.

 

Sobre o FPS

Os números do protetor ou bloqueador referem-se ao Fator de Proteção Solar.

Esse fator diz respeito a proteção aos raios UVB e não aos UVA. Portanto, na embalagem deve vir escrito que protegem contra os UVA também.

Esse fator indica o quantas vezes mais que o normal o filtro protege em relação temporal. Ou seja, o tempo que a pessoa pode se expor à luz solar usando filtro solar antes de se queimar e o tempo que ela pode ficar exposta à luz solar sem se queimar.

Quantidade de minutos até a pele ficar vermelha sem o protetor solar

X

o índice de FPS

=
tempo máximo de exposição ao sol

Quando maior o fator de proteção mais prolongada é a duração do filtro.  Por exemplo, uma pessoa que se queimaria depois de 12 minutos no sol deve se queimar 2 horas (120 minutos) se protegida com um filtro solar de FPS 10 (10 vezes mais proteção)..   O FPS 15, por exemplo, protege 15 vezes mais (por 150 minutos, ou duas horas e meia).

Quanto maior o FPS de um produto, maior a proteção que ele confere. o FPS 15 filtra 93,3% da radiação ultravioleta B, enquanto o FPS 30 evita 96,7%. A eficácia de todos supera os 90% e ainda não existe 100% de proteção.

Então, use no mínimo 15 e a partir daí aumente o fator de acordo com seu tempo de exposição a luz e o tom de sua pele...

E independente do fator, reaplique de duas em duas horas no mínimo.

 

 

E a maquiagem, como fica ?

 

Dadas essas explicações fica fácil de entender como usar corretamente os dois tipos do produto.

Como o protetor é químico e age dentro da pele, deve ser usado por baixo da maquiagem, e aplicado de 15 a 30 minutos antes da exposição solar para começar a fazer efeito.

Já o bloqueador pode ser aplicado por cima da maquiagem e tem efeito imediato.
 

Já existem filtros coloridos. Escolha o que melhor combina com sua cor e tipo de pele e arrase proteção o ano todo.
 

Consulte um dermatologista. Ele saberá indicar o melhor filtro ou bloqueador pra você.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário