terça-feira, 10 de agosto de 2010

FLORAIS DE BACH



Neste post vou falar um pouco sobre florais. É impossível descrever todos os benefícios aqui, mas pretendo dar meu ponto de vista.
Algumas pessoas não creem em florais, tanto quanto não creem em homeopatia, pois se você colocar uma gota deles no microscópio não vai encontrar os tais elementos químicos esperados pelos cientistas em geral.
Isto ocorre porque a função deles é em torno do corpo energético, reequilibrando o corpo tal qual a acupuntura também faz. Em cada gota você tem a essência energética das flores que trazem para o seu organismo o equilíbrio que elas possuem, restabelecendo o corpo tanto emocional quanto fisicamente. Afinal sabemos que emoções doentes, impalpáveis,  provocam doenças físicas, palpáveis.


CURIOSIDADE, dizem que se uma flor nasce no seu jardim é porque você está precisando dos benefícios dela, ou seja, o que falta para o seu equilíbrio a própria natureza lhe manda.

Bach descobriu as flores sentindo cada uma delas. E não há como convencer pessoas que simplesmente não acreditam, a não ser que você as faça usar um floral. Quem já usou sabe que funciona.
Existe uma lenda que o efeito do floral é psicológico. Falo por mim, mas tenho certeza que é só uma lenda mesmo. Animais em geral respondem muito bem aos efeitos dos florais, e como um floral vai atuar de forma "psicológica" em um cãozinho? não querendo desmerecer os animais, eu adoro cães por sinal, mas com certeza ele não vai entender se você falar "este floral vai fazer você parar de se lamber insistentemente". E além do mais esses florais também funcionam para plantas. Nunca usei em plantas, mas conheço pessoas que obtem ótimos resultados. Costumo passar florais para os meus pacientes sem informar tudo o que ele vai sentir, e o efeito vai muito além do que eu ofereço verbalmente para eles, realmente o efeito condiz com os transmitidos por Bach, mesmo que a pessoa não saiba que isto está proposto a acontecer. Portanto creio mesmo que o efeito psicológico é lenda. Sem dúvidas.
Bach identificou 38 estados negativos da mente e criou uma essência floral ou de planta para cada um. Passou os últimos anos de sua vida num pequeno chalé chamado Mount Vernon e foi ali que ele concluiu suas pesquisas. Hoje Mount Vernon é mais conhecido como The Bach Centre (O Centro Bach) e os atuais responsáveis continuam a produzir as tinturas mãe (o primeiro processo na elaboração dos Florais) utilizando em muitos casos os mesmos locais identificados por Dr. Bach nos anos 30.
Dr. Edward Bach entendeu que a origem das doenças seria proveniente de sete defeitos:  Orgulho, Crueldade, Ódio, Egoísmo, Ignorância, Instabilidade Mental, Cobiça e Gula e apontou sete caminhos do equilíbrio emocional, que seriam: Paz, Esperança, Alegria, Fé, Certeza, Sabedoria, Amor, e o seu conceito de saúde seria: Harmonia, Integração, Individualidade, Integridade.
O importante seria que a alma e a personalidade estivessem em perfeita sintonia através do equilíbrio emocional. As essências florais de Bach tratam a pessoa e não a doença; a causa e não o seu efeito.

Os Florais são divididos em grupos:

Grupo do Medo
Grupo de Incerteza e Insegurança
Grupo de Falta de Interesse no Presente
Grupo da Solidão
Grupo de Hipersensíveis às Influências e Ideias Externas
Grupo do Desespero
Grupo de Cuidado Excessivo com os Outros
Rescue (nome de um dos remédios)

O importante na era da internet é não buscar a autoconsulta pela rede. A tendência de cada um de nós é sempre mentir para si mesmo a respeito dos nossos problemas. Uma pessoa de fora pode informar com mais exatidão o remédio adequado. Se acaso você tentar montar um floral para você e ele for errado isto não trará efeitos colaterais físicos, ou qualquer problema neste sentido, mas ele não vai funcionar, simplesmente porque você não precisa dele. E o grande transtorno que isto traz é que você vai desanimar ainda mais, desacreditar que pode ficar bem, e se prejudicar, podendo agravar a doença.
O floral é colocado a venda em um líquido conservante que pode ser o Brandy(conhaque), vinagre de maçã ou glicerina. Particularmente gosto mais do sabor do Brandy. Mesmo sendo um veículo alcoolico, a quantidade é muito pequena e a não ser em casos graves de proibição de consumo de alcool, não vejo problema algum em tomá-lo. Certa vez manipulei nos famosos glóbulos de açucar da homeopatia e funcionou muito bem também.

Bom, se  precisar posso ajudá-los por email, indicando um floral gratuitamente para iniciar o tratamento.
Realizo também consultas completas por email, através da análise de um questionário, com acompanhamento quinzenal durante 3 meses, em um pacote fechado, via depósito bancário.
cris_simione@hotmail.com (importante colocar no campo "assunto" a palavra "floral").

Os florais são uma forma de tratamento natural e com resultados fantásticos. Vale a pena experimentar.

"O sofrimento é o mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir, para colocar-nos na estrada novamente. O mal é nada mais do que o bom, fora do lugar", citação de Bach.


5 comentários:

  1. Olá Dra Cris!!!
    Amei o post sobre florais, muito interessante, e a linguagem de fácil entedimento que usou!
    Vou experimentar, com certeza!!!!
    Aguardo novas postagens, sucesso para você!!!
    Beijos Suzana

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Dra Cristiane!!
    Acredito muito na medicina alternativa
    tenho uma "doença da alma" e com certeza vou
    pedir suas orientações!!!
    Um beijão Carolina Dias

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito bom saber que há ainda na internet conteúdos informativos, interessantes e úteis em meio a tanto materia fútil, duvidosa e sem utilidade alguma. Parabéns Dra! E aguardo novos assuntos.
    Abraço, Leila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, muito obrigada...dei uma sumida..mas espero conseguir publicar algumas coisas interessantes esse ano.. agradeço o comentário....que bom que gostou..

      Excluir